27. 2104-0841

Tudo o que você precisa saber sobre os termos técnicos

Tudo o que você precisa saber sobre os termos técnicos

Se você é síndico, morador ou uma pessoa envolvida com burocracias relacionadas à construção, sabe a importância de entender os termos técnicos (LAUDO, VISTORIA, RELATÓRIO TÉCNICO, PERÍCIA, INSPEÇÃO) . Não é preciso ser nenhum especialista, mas ter uma noção desses termos pode ajudar a administrar melhor documentações, contratações e propostas. 

Usamos como pesquisa as normas publicadas pela ABNT e documentos de entidades de classe do setor, para compilar as definições. Importante dizer que as definições podem variar, mas este artigo será uma base para iniciar os seus estudos a partir de agora. Vamos lá! 

Vistoria: Processo de constatação, no local, do estado aparente de desempenho da edificação, por ocasião da data da vistoria. Durante a vistoria deve-se registrar a existência de falhas, anomalias ou manifestações patológicas que afetam o comportamento em uso (ou seja, o desempenho) da edificação e seus sistemas, elementos e componentes construtivos. 

Relatório Técnico: Levantamento completo da edificação, com inclusão de imagens e descritivos das condições do imóvel, pode ser realizado com formato antes/depois para identificar os trabalhos realizados. 

Parecer Técnico: Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade. 

Perícia: Vistoria acrescida de uma investigação em que são determinadas as causas e origens. Também pode ser utilizada extrajudicial ou judicial em ações de produção antecipada de provas. 

Laudo: Parecer técnico escrito e fundamentado, emitido por um especialista indicado por autoridade, relatando resultado de exames e vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionados. 

Inspeção Predial: Processo de avaliação predominantemente sensorial das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, em um dado momento de sua vida útil (na data da vistoria), considerados os requisitos dos usuários. Processo estruturado e periódico de avaliação das condições técnicas de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, em dado momento de sua vida útil (na data da vistoria), para fins de análise e registro do estado aparente de desempenho da edificação. A Inspeção Predial fundamenta-se em processos de anamnese e de vistoria predominantemente sensorial, podendo ter o apoio de testes e verificações expeditas. Deve apresentar relatório técnico com diagnóstico da situação, classificação da importância das falhas, anomalias e manifestações patológicas mais significativas, assim como indicação das ações necessárias para assegurar a conservação da edificação. 


Fonte: Condomínio em Ordem

voltar

ONDE ESTAMOS

Avenida Carlos Gomes de Sá, 335, Mata da Praia 
Vitoria-ES | CEP 29066-040

Telefone:
27. 2104-0841


Email: contato@mferrari.eng.br

Todos os direitos reservados a Mferrari | 2018