27. 2104-0841

Você sabia que a falta de manutenção dos condomínios pode ser um risco para os síndicos?

Você sabia que a falta de manutenção dos condomínios pode ser um risco para os síndicos?

Você é síndico do seu condomínio? Então, fique atento para a importância de manter os serviços de manutenção em dia! A responsabilidade da preservac?a?o e manutenc?a?o do patrimo?nio coletivo do condominio é sua, e a negligência pode causar processos civis e criminais. 

A ausência de manutenção por parte do condomínio pode retirar dos fabricantes dos produtos a responsabilidade por eventuais falhas, transferindo-a para o condomínio, e em consequentemente para o síndico. 

Para que nenhum problema aconteça, é necessário a elaboração de um programa de manutenção obedecendo a norma técnica (ABNT) por profissional habilitado. Também é necessário manter todos os registros em conformidade com o item 7 da norma ABNT NBR 5674. 


Confira algumas dicas de manutenção: 

Estrutura: Verifique anualmente a integridade estrutural conforme NBR 15575. 

Bombas de água potável, água servida e piscina: verificar o funcionamento a cada 15 dias. 

Ar condicionado: manutenção mensal por empresa especializada. 

Elevadores: Contrate uma empresa especializada e de confiança no mercado. A presença de um engenheiro é indispensável, sendo ele devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia. Exija da empresa relatórios de inspeção e qualquer documentação que comprove que a manutenção é feita por um profissional hábil para a função. 

Vistoria do Corpo de Bombeiros: Fique atento às visitas do Corpo de Bombeiros no condomínio, pois elas devem ser feitas com a periodicidade exigida pelo município. Nessa vistoria devem ser avaliados os elementos de prevenção de incêndios como: extintores, mangueiras, placas de sinalização, alarmes etc.. 

Instalação de gás: Recomenda-se que a central de gás seja inspecionado anualmente. Não se esqueça do laudo comprovando o serviço prestado. 

Parquinhos e área de lazer: Tudo que compõe os playgrounds como brinquedos e móveis devem estar de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Para-raios: Desde 2015 é exigido uma vistoria visual a cada seis meses, além da manutenção anual.

voltar

ONDE ESTAMOS

Avenida Carlos Gomes de Sá, 335, Mata da Praia 
Vitoria-ES | CEP 29066-040

Telefone:
27. 2104-0841


Email: contato@mferrari.eng.br

Todos os direitos reservados a Mferrari | 2018